Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Junta – Bazar de Arte Independente reúne trabalhos de 40 artistas no Mama/Cadela

Evento propõe fortalecer o diálogo e o encontro do público com a arte contemporânea
Por Redação Feira Cultural

Uma nova edição do Junta – Bazar de Arte Independente será realizada entre 9 e 17 de junho, no espaço Mama/Cadela, reunindo trabalhos de 40 artistas. A proposta é fomentar a cena local das artes visuais de Belo Horizonte, assim como fortalecer a aproximação entre o público e a arte. Com entrada gratuita, e realizado em dois fins de semana seguido, o evento acontecerá das 10h às 22h.

O Junta busca apresentar um panorama amplo e variado de linguagens e técnicas artísticas, e propõe uma interessante mescla entre artistas renomados com outros ainda menos conhecidos. Dentro da programação haverá também um happy hour e um bate-papo com os organizadores – Baba Jung, Binho Barreto, Comum e Thiago Alvim, na quinta-feira (14), das 19h às 22h.

“A ideia é abrir espaço para as mais variadas formas de expressão artísticas, buscando mostrar uma ampla paisagem do que é produzido na cidade atualmente”, diz Thiago Alvim, um dos organizadores do evento. O Junta também procura dar visibilidade aos artistas locais que não têm oportunidade de mostrar seus trabalhos.

Uma das propostas do Junta é fortalecer o encontro do público com a arte © Jade Liz

O evento também se objetiva a sensibilizar o público para a apreciação de obras de arte e também para o consumo. “Sabemos que em Belo Horizonte não há uma cultura forte de visitar exposições, museus e galerias. Além disso, o público mineiro não está acostumado a comprar obras de arte e sua comercialização se restringe a um pequeno número de pessoas, na sua grande maioria colecionadores e galeristas”, afirma Comum.

No Junta, de acordo com o curador, o público encontrará centenas de obras de estilos e técnicas variados, sejam elas pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, cerâmicas e com diversos tipos de preços também. “Portanto, quem visita o evento facilmente encontrará obras com que se identifiquem e também compatíveis com o seu orçamento. Essa questão de sensibilizar o público e aproximá-lo das artes visuais é um dos nossos maiores objetivos e também nosso maior desafio”, considera.

Na quarta-feira (14), haverá um bate-papo entre organizadores e público, é uma etapa essencial neste processo. “Neste dia, estaremos recebendo o público para falar mais sobre cada artista, explicar um pouco sua trajetória, motivações e inspirações, além de mostrar um pouco do nosso processo de curadoria”, diz Baba Jung. “Acreditamos que esse diálogo permite uma maior compreensão e apreciação das obras expostas durante o evento e também um maior conhecimento sobre a arte contemporânea feita em Belo Horizonte”, afirma

Outro aspecto interessante do bazar é sua “expografia orgânica”, que está em constante mutação. A expografia do evento propõe um acúmulo de centenas de obras. “Cada vez que uma obra é vendida, colocamos outra em seu lugar e, no final do dia, também mudamos a composição geral do espaço. Com isso, o visitante será sempre surpreendido com novos trabalhos e novas expografias ao longo do evento”, destaca Binho Barreto.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ARTISTAS PARTICIPANTES

Alessandro Aued
Alexandre Rato
Anderson Madrasso
Augusto Fonseca
Baba Jung
Barbara Daros
Binho Barreto
Coletivo Mofo
Comum
Davi Nascimento
Estandelau
Fernanda Jacques
Fernando Poleti
Gabriela Brasileiro
Gustavo Maia
Helder Cavalcante
Humberto Mundim
JJBZ
Juliana Gontijo
Juçara Costa
Kivia Kruczynski
Luana Vitra
Luiz Lemos
Maise Couto
Marta Neves
Marcelo Xavier
Maya Braga
Narowé
Nila Kaiowá
Quim
Renato Negrão
Ricardo Burgarelli
Rodrigo Mogiz
Talita Moreau
Thales Pimenta
Thereza Portes
Thiago Alvim
Thiago Mazza
Xerel
Wendell Leal

Serviço:
Junta Bazar de Arte Independente
Data:
9/6, 10/6, 16/6 e 17/6
Horário: das 10h às 22h
Local: Mama/Cadela
Endereço: Rua Pouso Alegre, 2048 – Horto
Entrada gratuita
Informações:
(31) 2552-2048