Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Mulheres nos quadrinhos

Casa Fiat de Cultura recebe a exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas que evidencia a potência do trabalho feminino nos quadrinhos
Por Redação Feira Cultural

A exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas chega à Casa Fiat de Cultura a partir desta terça-feira (22) e reúne mais de 80 obras de 12 artistas belo-horizontinas: Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes. A mostra, que tem curadoria de Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo, traz à luz o trabalho feminino no cenário mineiro da produção de quadrinhos. A entrada é gratuita.

Michaella, de Carol Rossetti © Carol Rossetti /Divulgação

Com sete obras significativas da carreira de cada artista, todas com sua peculiaridade, nos traços, cores e conceitos, a exposição encontra harmonia dentro da mistura de estilos e linguagens. Os temas dos trabalhados vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas.

As técnicas variam entre manual (aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache), digital e mista. “Essas artistas nos fazem vê-las e reconhecê-las.

São mulheres que estão fincando seus pés nos quadrinhos, mundo tão dominado pelos homens. Agora, elas também mostram as suas visões e os seus desejos. Com paciência e firmeza, fizeram-se inarredáveis. Já era tempo! Afinal, quando uma menina vê uma mulher inarredável, ela já sabe o que ser quando crescer”, afirma a quadrinista e uma das curadoras da exposição, Ana Koehler.

A exposição também evidencia a difusão das HQs no Brasil, enquanto produção, nos últimos anos: “na minha infância aprendi a ler com os quadrinhos. Naquela época não havia muitos quadrinistas brasileiros, apenas alguns que trabalhavam em projetos estrangeiros, da Disney, da Marvel, por aí. Hoje me sinto feliz por realizar uma exposição que traz a arte de conterrâneas, com os traços dessas 12 mulheres inarredáveis”, comenta o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

Subindo a escadaria principal da Casa Fiat de Cultura, o visitante se depara com a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”, com expografia que permite a integração das 12 artistas, sem abrir mão da identidade de cada uma. Todas têm suas obras afixadas nas paredes em um conjunto de dois originais e cinco impressões em re-board em tamanhos variados.

Nas mesas dispostas na galeria, o público pode conferir objetos relacionados ao processo criativo das artistas: croquis, desenhos em diversas etapas e instrumentos de produção, como pincéis e lápis, fazem parte da mostra. Ao longo do percurso, fotos e biografias das quadrinistas pendem do teto, impressos em tecido voil de diversas cores.

As mulheres no FIQ 2018 – O tema da edição 2018 do Festival Internacional de Quadrinhos neste ano é “Processos Colaborativos”. Tradição do festival, a cada edição, tem-se a homenagem, que este ano será feita à paulistana Erica Awano, com quase 20 anos de carreira. Outra atração do festival é a própria identidade visual, assinada por um jovem artista convidado para essa função. Para esta edição, o convite foi feito à quadrinista Cris Eiko.

Quase metade dos convidados que participarão do festival são mulheres. As artistas da exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” estão entre elas e marcarão presença na Serraria Souza Pinto, sede oficial do evento, em mesas de artistas, dando oficinas e participando de debates. Toda a programação do FIQ 2018 pode ser conferida no site oficial do evento, que será realizado de 30 de maio a 3 de junho.

Navio Dragão, de Rebeca Prado © Rebeca Prado /Divulgação

Serviço:
Exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo:
22/5 a 29/7
Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Casa Fiat de Cultura
Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3289-8900 | casafiatdecultura.com.br