Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

“Aí vem o Chaves”: Multishow estreia Chaves e Chapolin nesta segunda-feira com presença de Edgar Vivar na programação

Episódios serão exibidos em ordem cronológica; emissora apresenta ainda como foi o processo de dublagem dos mais de cem episódios inéditos no Brasil
 Por Antônio Pedro de Souza

Chaves e Chapolin, duas séries icônicas da TV mundial, passam a ser exibidas a partir desta segunda-feira, às 23h, no canal Multishow (TV Paga) e ficarão disponíveis logo após a exibição na TV no Multishow Play.

O anúncio de que a emissora, que pertence ao Grupo Globo, havia comprado os direitos de exibição das séries, causou bastante barulho no começo deste ano já que, até então, Chaves e Chapolin são facilmente associados à programação do SBT, uma das principais concorrentes da Globo. Na TV aberta, nada muda, mas na TV por assinatura, o menino órfão e o herói atrapalhado passam a ser encontrados neste novo endereço. Vale lembrar que outros canais de TV paga já exibiram as séries antes, então… qual a novidade? Bem, é que além de serem séries “importantissississimas” na cultura latino-americana, de fácil reconhecimento televisivo, com piadas boas, sem apelação e atemporais, o Multishow anunciou que irá exibi-las em ordem cronológica, ou seja, os fãs poderão conhecer e/ou rever as histórias da forma como foram originalmente produzidas/exibidas no México!  A indicação da ordem dos episódios, ano de produção e outras informações serão repassadas por meio de hashtags e pequenos selos.

Tem mais: os telespectadores poderão optar por assistir aos episódios dublados ou com o áudio espanhol. Coisa rara, ou melhor, “rarissississima” em se tratando de Chaves e Chapolin no Brasil. Também foram mantidas as aberturas e encerramentos originais.

E há, ainda, os episódios inéditos. O Multishow comprou um pacote com mais de 500 episódios das duas séries e, desse montante, mais de uma centena ainda não foi exibido no Brasil. E a emissora investiu pesado para agradar aos fãs mais saudosistas: como esses episódios são inéditos, ainda não haviam sido dublados. Por isso, o canal recrutou os dubladores originais que ainda estão na ativa para voltarem a dar suas vozes clássicas aos personagens.  Para esses episódios, Carlos Seidl é a voz de Seu Madruga (Ramón Valdés), Nelson Machado volta a ser a voz oficial de Quico (Carlos Villagrán) e Sandra Mara e Cecília Lemes dão voz à Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves). Os novatos serão Daniel Muller, que dará voz aos personagens de Roberto Bolaños, como Chaves e Chapolin; Gustavo Berriel faz Seu Barriga (Édgar Vivar), Alexandre Marconato é Godinez (Horácio Gómez), Isaura Gomes é Dona Clotilde e Mauro Ramos assume a voz do Professor Girafales.

PRESENÇA ILUSTRE

Para celebrar a estreia de Chaves e Chapolin na programação, o Multishow convidou Édgar Vivar para participar da programação do canal no dia do lançamento. Nesta segunda, a partir das 18h30, ele faz uma live no Facebook do Multishow e interage com os usuários. A partir das 19h, o personagem entra ao vivo no TVZ, ao lado dos humoristas Rafael Infante e Gabriel Louchard, fãs de carteirinha dos seriados. O programa promete brincadeiras temáticas e clipes das músicas clássicas de Chaves, como “Se você é jovem ainda” e “Que bonita a sua roupa”. O público interage através da hashtag #SeuBarrigaNoTVZ.

Com 73 anos, Édgar Vivar fala sobre sua vinda ao Brasil para a estreia no Multishow, seu relacionamento com os fãs e comenta sobre o sucesso de Chaves e ChapolinEu amo o Brasil, é a minha segunda casa! E é ainda melhor poder voltar ao país com um motivo tão especial. Vamos nos divertir muito, vai ser uma grande festa! São muitas gerações nos acompanhando ao longo desses anos, de bisavós às crianças de hoje. É sempre uma sensação única poder falar sobre novidades que envolvem os seriados. Não sei o segredo do sucesso, mas o que posso dizer é que fizemos tudo com muito esforço, muito trabalho e, principalmente, com muito amor. Nos divertíamos muito em cena, foi uma época inesquecível. E até hoje me emociono muito quando vejo meus amigos, que mesmo não estando mais entre nós, permanecem tão vivos dentro das casas das pessoas todos os dias. Só posso agradecer diariamente por tanto amor”.

A VOZ DO CANAL:

Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do Multishow ressalta a importância desta estreia: “O Multishow possui um pilar de humor muito forte e democrático e Chaves e Chapolin sempre apareceram em nossas pesquisas de conteúdo como referenciais, além de fazerem parte de nosso consciente coletivo. A franquia possui mais de 40 anos e é um case de sucesso, a força de sua marca é inquestionável. O humor lúdico e atemporal dos seriados chega ao Multishow como mais uma opção de entretenimento para as famílias brasileiras, somando ainda mais diversão ao nosso portfólio de produtos”. Ela também fala sobre o criterioso processo de seleção dos dubladores dos episódios inéditos: “Estamos respeitando a história do produto e exercendo um trabalho de qualidade, oferecendo o tratamento especial que os seriados merecem. Sabemos a importância da trajetória e o peso para os fãs ao mantermos as vozes oficiais, elas são icônicas e dão vida aos personagens. Alguns dubladores já faleceram, mas reunimos todo o time original que estava disponível” E termina enfatizando o peso que Chaves e Chapolin têm na memória afetiva e na cultura televisiva: “Contamos com a curadoria de um grupo de fãs espalhados pelo Brasil, que colaboram com a nossa estratégia para essa adequação do produto, que envolve a remasterização de imagens, sonoplastia e dublagem. A pedido deles, por exemplo, vamos exibir os mais de 500 programas em ordem cronológica. O público vai poder acompanhar a evolução dos personagens e suas histórias, do primeiro ao último episódio. Optamos por disponibilizar o áudio em espanhol, língua nativa dos atores, para o público brasileiro ter a oportunidade de conhecer os bordões originais. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para atender às expectativas dos milhares de fãs e para entregar da melhor maneira um conteúdo para quem ainda não o consome.”

ALÉM DA TV

Além da exibição diária na TV e dos episódios na íntegra disponíveis na plataforma Multishow Play (www.multishowplay.com.br), o canal de YouTube Humor Multishow (www.youtube.com/humormultishow) oferece conteúdo exclusivo sobre o universo dos seriados, assim como todas os perfis do canal: Facebook (www.facebook.com/multishow), Instagram (@multishow) e Twitter (@multishow). A interação acontece através das hashtagsoficiais #ChavesNoMultishow e #ChapolinNoMultishow.

Chaves e Chapolin marcaram a infância de muita gente. Mas o que será que o atual público infantil acha desses seriados gravados na década de 70? Uma websérie de cinco programas mostra as divertidas reações de um grupo de crianças, que sem saber o conteúdo que assistirão, se deparam com os episódios dos seriados. Estreia no dia 25 de maio, com novos vídeos às sextas-feiras. E a vinda de Édgar Vivar ao Brasil para o lançamento dos seriados no Multishow será devidamente registrada. O formato deminidocumentário vai trazer imagens da rotina do querido Seu Barriga no país, os bastidores das gravações para o TVZ, interações com os fãs e depoimentos diversos. A partir de junho também disponível no canal de YouTube Humor Multishow.

HORÁRIOS:

Estreia: 21 de maio, segunda-feira, a partir das 23h

Exibição: diariamente, a partir das 23h

Horários alternativos: segunda a sexta, às 13h e às 18h30 e sábados às 13h

_____

Créditos das fotos: Televisa/Divulgação Multishow