Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

“Me Mostra Livre” reúne cenas curtas criadas por alunos da Escola de Teatro do Cefart

Ao todo, 16 cenas estão em cartaz no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes a partir de terça-feira (15); Toda a programação é gratuita
Por Redação Feira Cultural

Com o objetivo de propor um lugar de experimentação de suas criações artísticas, os alunos do curso de Artes Dramáticas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, promovem de 15 a 17 de maio, no Teatro João Ceschiatti, a segunda edição da Me Mostra Livre, mostra de 16 cenas curtas produzidas inteiramente pelos estudantes.

Até a criação da Me Mostra Livre no ano passado, os alunos do curso de Teatro só fariam uma montagem autônoma no terceiro ano de curso. Portanto, a mostra vem como um espaço experimental, criador e democrático, proporcionando essa experiência de criação no começo dos estudos dramatúrgicos dos estudantes.

As cenas são concebidas pelos alunos, da primeira ideia até o resultado final, apresentado no palco, incluindo aspectos técnicos como iluminação e sonorização, com supervisão e orientação técnica do Coordenador da Escola de Teatro, Geraldo Octaviano.

O coordenador ressalta que os estudantes são incentivados a desenvolver autonomia como jovens artistas da cena teatral de Belo Horizonte, mas que atua como um orientador para ajudá-los a manter o padrão técnico da Fundação Clóvis Salgado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA ME MOSTRA LIVRE

“O aluno vai atuar numa cena, cuidar da iluminação em outra e dirigir na próxima. É uma experiência cooperativa rica e completa para os alunos, que tiveram uma vivência muito positiva na última edição”, comenta. Segundo Geraldo, outro avanço interessante em relação à mostra de 2017 é a parceria firmada pelos alunos com o Teatro Universitário da UFMG.

Quatro das 16 cenas que serão apresentadas na Me Mostra Livre virão na íntegra da Mostra Tu, mostra do Teatro da UFMG. “Fazer esse vínculo é muito interessante, já que tínhamos dificuldade de fazer essa troca devido aos cursos serem no mesmo horário”, comenta.

Cenas serão apresentadas a partir das 19h, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes © Paulo Lacerda /FCS

Neste ano eles estão mais preparados e, portanto, vieram com uma proposta mais ousada”, completa o Coordenador do Programa de Residência para Pesquisas Artísticas do Cefart, Fabrício Martins. Para ele, os alunos saem da zona de conforto de ser dirigidos por professores e ganham um lugar de protagonismo.

Kaka Corrêa, aluno do segundo ano do curso de teatro e um dos organizadores das duas edições da Me Mostra Livre vê o evento como um espaço necessário de experimentação artística.

“A iniciativa vir de dentro da Fundação é algo muito importante, e muito além disso, ela faz com que criemos autonomia e independência, porque nós participamos de todo o processo, de pré-produção à realização das peças, incluindo até mesmo a seleção de figurinos”, destaca.

Serviço:
Me Mostra Livre – Mostra de Cenas Curtas do Teatro
Data:
15/5 a 17/5 (terça a quinta)
Horário: 19h às 22h30
Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Entrada gratuita
Classificação:
12 anos
Informações: (31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br