Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Livro reúne textos ficcionais sobre famílias LGBT’s

“Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” será lançado no dia 17 de maio; iniciativa recebeu patrocínio do Fundo Estadual de Cultura
Por Redação Feira Cultural

Com o objetivo de estimular a produção literária de temática LGBT e discutir a diversidade sexual e de gênero, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) promove o lançamento do livro Família Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT, composto por textos de 22 autores. O evento acontece às 18h, no Museu de Imagem e Som (MIS), com entrada gratuita.

A data de lançamento é bastante simbólica para a comunidade LGBT. Em 17 de maio de 1990 a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Declarou-se, portanto, que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

O livro é parte integrante da 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, que teve como tema “FamíliaS e DireitoS – Nossa Existência é Singular, Nossa Resistência é Plural”. Um edital literário convocou a participação de autores em todos os territórios do estado e os melhores textos foram escolhidos para compor a publicação.

A organização do livro foi feita por Daniel Galvão, Darlan Carling von Dollinger e Thiago Alves da Silva Costa. “Falar nesse tema ainda hoje é importante pois queremos mostrar toda a diversidade que envolve o conceito de famílias e os novos arranjos familiares, e os diversos autores puderam falar sobre essas composições”, avalia Daniel Galvão.

O livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” tem entre seus principais objetivos promover e divulgar a literatura LGBT de Minas Gerais; estimular a produção literária com temática LGBT que discuta a diversidade sexual e de gênero; promover a integração artístico-cultural dessa população, fortalecendo sua identidade e posicionamento político-social.

Esses pontos contribuem de maneira bastante efetiva no combate ao preconceito e à intolerância por meio da arte, apresentando ao leitor vivências e laços parentais que, quando observadas com sensibilidade, podem revelar-se muito semelhantes à sua própria realidade.

Serviço:
Lançamento Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT
Data:
17/5 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: MIS Santa Tereza
Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3277-4699