Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Paris 8 chega às telonas dia 17 de maio

Longa de Jean Paul Civeyrac traz o amor pelo cinema como protagonista e é distribuído pela Cineart Filmes
Por Antônio Pedro de Souza*

Paris 8, novo filme de Jean Paul Civeyrac, estreia nos cinemas brasileiros em 17 de maio com distribuição da Cineart Filmes. O longa traz a história de Etienne (Andranic Manet), um jovem que se muda para Paris para estudar na Sorbonne. Lá, ele conhece Mathias (Corentin Fila) e Jean-Noël (Gonzague Van Bervesselès) e, conforme passam os anos eles têm que enfrentar os desafios do amor e da amizade, além das batalhas artísticas que cada uma vai encarar.  Em comum, a  paixão pela sétima arte.

“O roteiro se baseou em várias origens que, de repente, se cristalizaram. Em primeiro lugar, experiência pessoal: tendo estudado em La Fémis, dirigido o departamento de direção de lá e ensinando agora na Universidade Paris 8, passei trinta anos em contato constante com estudantes de cinema. Então, esse é um assunto que estou familiarizado” – afirma o diretor, que também assina o roteiro.

O diretor comenta ainda a escolha por um elenco formado praticamente por atores pouco conhecidos. “Trabalhar com jovens atores é sempre um imenso prazer. Com todos os filmes, eles me dão a sensação de que estou no começando alguma coisa novamente. Desprovidos de uma imagem, são incrivelmente receptivos e modestos. Eles exibem inocência e lucidez ao mesmo tempo que, geralmente, os envolve com muita força. Acredito que ter isso incorporado ao filme por uma nova geração de atores franceses ajudou a estabelecer credibilidade e tocar em questões e emoções bastante contemporâneas”, opina.

Apesar de tantas referências pessoais, Jean ressalta que Paris 8 não é uma autobiografia: “O filme tem uma abordagem muito livre, combinando experiências reais e pura ficção.  É a primeira vez que tenho tão pouca perspectiva nos meus personagens, por conhecê-los tão intimamente. Eu pude conversar longamente e precisamente com cada ator, texto e subtexto, e quais referências vinham à tona. Durante a pré-produção, nós tivemos sessões preparatórias regulares, como no teatro. Tentei infundir neles um pouco desse fervor pelo cinema e eles mergulharam em seus personagens com tal generosidade e vontade que até hoje me impressiono. Como decidimos filmar sem demora, o momento que buscamos nesses ensaios nunca se dissipou”.

Confira aqui o trailer do filme.

Ficha Técnica
Paris 8 (A Paris Education)
Direção: Jean-Paul Civeyrac
Roteiro: Jean-Paul Civeyrac
Elenco: Andranic Manet, Diane Rouxel, Jenna Thiam
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2018
Duração: 137 min
Classificação: a definir

___

*Com informações de Jozane Faleiro, da Agência Luz Comunicação.