Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Território Arte Urbana abre convocatória para artistas

Inscrições gratuitas vão até 27 de maio; Projeto acontece em Santa Tereza, a partir de julho e vai selecionar 15 obras de diversos suportes e linguagens, que propõem novos olhares, desafios e reflexões sobre a arte urbana
Por Redação Feira Cultural

A partir de julho, a cultura em Belo Horizonte ficará ainda mais vívida e democrática com a realização da 1ª edição do TAU – Território Arte Urbana, projeto que vem para fortalecer o movimento de arte urbana na cidade, colaborar para o crescimento de projetos desta natureza e promover um espaço de encontro e troca para os participantes. Serão cinco dias de atividades com a realização de 15 obras ao vivo, em que os artistas compartilharão seus processos com quem passa pelas ruas do bairro Santa Tereza, na Região Leste da cidade.

A convocatória é destinada a artistas de todo o Brasil e interessados de forma geral. As inscrições podem ser feitas até 27 de maio. Para se inscrever, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição disponível no site no projeto. Serão selecionadas 15 obras realizadas em suportes e técnicas distintas como desenhos, colagem, grafites, muralismo, vídeo arte, escultura e fotografia. As ações acontecerão de 24 a 28 de julho com realização ao vivo pelas ruas de Santa Tereza e ficarão expostas para visitação de 28 de julho a 18 de agosto.

O TAU – Território Arte Urbana é uma mostra de intervenções de artes visuais em diversos suportes e técnicas que acontecerá nas fachadas e vitrines de bares e comércios do bairro. Serão nove obras em nove espaços distintos que formarão um circuito de obras pelas ruas Mármore, Paraisópolis e Divinópolis. O circuito culminará na Praça Joaquim Ferreira da Luz, onde acontecerão intervenções de muralismo e grafite no muro do metrô que circunda a parte baixa do bairro.

O projeto TAU, em sua 1ª edição, vem promover um espaço de experimentação para artistas em busca de novos desafios, além de fortalecer o movimento da arte urbana de Belo Horizonte. Em se tratando de um projeto para intervenções em fachadas comerciais, o TAU vem se inserir ao cotidiano de cada morador ou visitante de Santa Tereza, provocando um contato direto deste público com a arte urbana e contemporânea fora dos seus espaços comuns de exibição.

A curadoria do projeto será realizada por Marcela Yoko e Tales Bedeschi, profissionais da área de artes visuais que vislumbram que o projeto possa revelar histórias ainda não contadas, criar ficções, valorizar e trazer reflexões e, acima de tudo, proporcionar uma experiência inusitada com arte no cotidiano da cidade.

Para os idealizadores do projeto, espera-se que o TAU possa trazer outro olhar desse público para a arte, envolvendo e ao mesmo tempo deslocando esse transeunte, causando reflexão no cotidiano das pessoas comuns e transbordando as barreiras do espaço que é normalmente destinado à arte visual como as galerias e museus.

O TAU também contará com a exibição de uma Mostra de Filmes de Arte Urbana e dois seminários abertos ao público no MIS Cine Santa Tereza, além de abrigar os artistas e ceder espaço para a realização das atividades formativas.

O projeto prevê, ainda, visitas guiadas, pontos de encontro, entre outras atividades. Inspirado no projeto C.A.L.L.E que acontece anualmente no bairro Lavapiés, em Madrid, na Espanha, o TAU também vislumbra a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas da capital mineira, de Minas Gerais e do Brasil dedicados a pensar a relação entre a arte e o urbano.

Serviço:
Inscrições TAU – Território Arte Urbana
Prazo:
até 27/5 (domingo)
Execução das obras: 24/7 a 28/7
Período expositivo: 28/7 a 18/8
Encerramento: 28/7, no MIS Cine Santa Tereza
Informações: territorioarteurbana.com.br