Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

A história e a memória presentes na obra de Rui Mourão são tema de palestra na Academia Mineira de Letras

Evento será liderado pela professora Haydée Ribeiro Coelho
Por Redação Feira Cultural

No quarta-feira (2), a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “Rui Mourão: Literatura, produção ensaística e memórias entrelaçadas”, com a professora doutora Haydée Ribeiro Coelho, a partir das 19h30. O objetivo da palestra, que tem entrada gratuita, é evidenciar como a literatura de Rui Mourão dialoga com a História e a memória.

A extensa e importante produção literária do escritor se relaciona a várias atividades exercidas no âmbito da cultura, na qual atuou como ensaísta, professor, fundador da revista Tendência, editor do suplemento literário de Minas Gerais e diretor do “Museu da Inconfidência” por 43 anos.

Todos estes aspectos implicam uma reflexão sobre o “espaço biográfico”, instituído pelo percurso intelectual de Rui Mourão. A variedade discursiva e um habilidoso manejo da técnica narrativa, presentes em seus textos, propiciam perspectivas críticas de várias ordens (político-sociais econômicas e históricas).

A complexidade da travessia intelectual de Rui Mourão tem vários desdobramentos que não se esgotam em um único texto.

Haydée Ribeiro Coelho é Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Universidad de la República, Uruguai. Professora associada de Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Organizou os livros: Darcy Ribeiro (1997); Las memorias de la memória: el exilio de Darcy Ribeiro en Uruguay: Entrevistas (2003) e Rui Mourão (2004). Coorganizou, entre outros livros, América Latina no Suplemento Literário de Minas Gerais 1967-1975: crítica literária (2009); A hora do Canadá, de Arturo Ardao (2012); Diálogos latino-americanos: correspondência entre Ángel Rama, Berta e Darcy Ribeiro (2015) e Modos de arquivo: literatura, crítica e cultura (2018).

Dedica-se, atualmente, às interlocuções culturais, literárias e críticas entre o Brasil e a América Latina. É pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Serviço:
Palestra “Rui Mourão: Literatura, produção ensaística e memórias entrelaçadas” – com Haydée Ribeiro Coelho
Data:
2/5 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras
Endereço: Rua da Bahia, 1466 – Lourdes
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3222-5764 | academiamineiradeletras.org.br