Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Focus Cia de Dança promove estreia nacional da peça TRUPE em Belo Horizonte

Companhia de dança carioca, que já conquistou importantes prêmios ao redor do mundo, estreia na capital mineira com três apresentações em espaços públicos da cidade
Por Redação Feira Cultural

 

Após um ano de 2017 repleto de questionamentos, manifestações e reflexões a respeito do cenário artístico nacional e sua relação com a cultura do Brasil, o renomado grupo carioca Focus Cia de Dança promove em Belo Horizonte a estreia nacional do espetáculo TRUPE. Esta é a primeira vez que a Focus realiza uma estreia fora de sua cidade de origem. Na capital mineira, os locais escolhidos para abrigar as apresentações gratuitas são: a Praça da Liberdade, no sábado (24), às 12h e às 16h; e o Parque Municipal, no domingo (25), às 11h. Desta forma, o grupo propõe a ressignificação destes lugares que são rotineiros para o público mineiro, surpreendendo os transeuntes ao convidá-los a experimentar da dança em um lugar pouco convencional, longe dos palcos.

Espetáculo propõe a ressignificação de espaços comuns por meio da dança © Clayton Leite

A apresentação se inicia com uma ideia de cortejo, formado por 8 bailarinos, que se deslocam coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico da praça onde se intensifica a movimentação em cena. Assim, procura-se demonstrar a ideia de que o coletivo de artistas possui o objetivo comum de levar a arte ao espectador de maneiras variadas. A segunda parte se desenvolve naturalmente ao longo da apresentação trazendo questões relacionadas à alegria e a crueldade existente num possível bloqueio criativo e perda da inspiração que um artista pode sofrer, provocando o público a desenvolver sua própria leitura a partir das tentativas dos artistas e, consequentemente, dos dançarinos em cena.

Inspirado na atmosfera de grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, a Focus Cia de Dança procurou trazer uma menção e homenagem a esse universo tão rico em manifestações culturais com figurinos que remetem um pouco aos traços circenses e burlescos, explorando-os como complementos dos corpos dos bailarinos para expurgar o esvaziamento da alegria que os artistas podem passar.

“Esse espetáculo, assim como qualquer estreia artística hoje no Brasil, é um sinal de persistência e coragem. Viver da cultura em nosso país está se tornando uma tarefa desafiadora e graças a Petrobras, a Focus Cia de Dança tem o privilégio de ter um trabalho continuado, sinônimo de excelência e qualidade. Iniciativas como essas são essenciais para o desenvolvimento do Brasil e como criação da identidade de uma nação. Esse trabalho traz o desafio de falar de si, de usar a sua motivação de vida para transformar em ações e movimentos. Falar de si é sempre difícil. Temos dificuldade de enxergarmos nós mesmos”, contou Alex Neoral, Diretor, Fundador e Coreógrafo da companhia.

A Focus Cia de Dança chega a Belo Horizonte com o desafio, o enfrentamento e as limitações físicas de construir uma apresentação em pisos instáveis e rígidos como o solo das ruas, transformando avenidas e calçadas em espécies de tablados, usando a paisagem urbana como cenário vivo para a cena. Não à toa, esta apresentação faz parte das comemorações dos 50 anos da Petrobras em Minas.

Serviço:
Estreia nacional da peça TRUPE – Focus Cia de Dança
Data: 24/3 (sábado), na Praça da Liberdade, às 12h e 16h
25/3 (domingo), no Parque Municipal, às 11h

Entrada gratuita