Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Designer Jader Almeida lança linha de poltronas Celine nesta terça-feira

Um dos designers brasileiros mais respeitados no mundo, o catarinense estará na São Romão Móveis para lançar oficialmente a poltrona Celine
Por Redação Feira Cultural

Apresentada oficialmente ao público durante a Semana de Design de Milão, a poltrona Celine, novidade de Jader Almeida, produzida pela Sollos, será lançada oficialmente no mercado brasileiro. Marcado para a próxima terça-feira (3), na São Romão Móveis, o lançamento na capital mineira contará inclusive com a presença do premiado criador. O brasileiro, que também é diretor criativo da Sollos, promove há quatro anos na região de Brera, em Milão, a exposição “Good News From Brazil”, atraindo uma enorme repercussão para suas criações.

O conceito da poltrona Celine está baseado na ideia de “braços abertos”. A poltrona imediatamente estabelece um relacionamento visual e tátil com as pessoas. Suas formas orgânicas são extraídas da madeira e são um ajuste natural para o corpo humano. O assento segue um projeto escultural, pois a estrutura de madeira funde suavemente com o estofado do assento. “Ao pensar em uma poltrona, muitas vezes, nos vem à imagem do uso primário que é o sentar. No entanto, nós pensamos também, nas funções subjetivas do produto – como se comunica com o seu entorno e com quem o observa” explica Jader Almeida.

Criada a partir do conceito de “braços abertos”, a poltrona Celine estabele relacionamento visual e tátil com as pessoas © Divulgação/Sollos

A característica chave é a elegância, nascida de proporções perfeitas. À medida que se observa o desenho, observa-se as linhas contínuas que se estendem de trás para a base, com interseções e soluções que fluem em perfeita harmonia. O objeto resultante é uma combinação poética de linhas orgânicas e fluidas que captam a atenção e revelam intermináveis jogadas de luz e sombra, mas acima de tudo, estendem um convite para experimentar o total conforto.

Jader Almeida ainda comenta sobre a poltrona Celine: “Estabelecemos nossa coleção a partir da ideia de continuidade. A cada nova coleção ou novo produto, há uma dose adicional de algo ainda não abordado; no entanto, mantemos uma clara linha de pensamento formal. Nossos produtos carregam atributos de valores duráveis sem frivolidades estéticas. Suportam naturalmente a passagem do tempo, fazendo com que a relevância de hoje seja garantida também amanhã.”

Com relação ao seu processo de produção, Jader destaca “Crio peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes. Meu design é fruto de um trabalho extremo de simplificação projetual e, ao mesmo tempo, do ponto de vista da produção, minhas peças são muito detalhadas”.

Jader também aproveitará sua vinda a capital para lançar oficialmente o Elemento Reflexivo, uma espécie de espelho, intercalando quatro lâminas douradas, que se movimentam e geram uma vasta gama de efeitos nas imagens refletidas. Criado por Jader Almeida exclusivamente para a Sala Central, ambiente assinado por Dodora Gontijo para a CASACOR Minas, encerrada no último dia 24, ele agora passará a ser comercializado na loja da São Romão Moveis, juntamente com os demais produtos que levam a assinatura designer.

Comandando com visão estratégica a materialização de seus projetos numa linha complexa e extensa de mobiliário e objetos, Jader Almeida alia o mais avançado sistema de fabricação serial moveleira com o tratamento requintado e insubstituível do acabamento manual.

As peças de Jader Almeida se dão a conhecer em camadas. Cada uma delas pode ser saboreada lentamente. Tomado como pura forma, projeto em busca da beleza, seu desenho é marcante, com linhas finas e fluidas, curvas suaves, intersecções arredondadas, equilíbrios delicados no limite da física e temas geométricos que se repetem. Se você se aproxima da peça realizada, vê o efeito que ela causa no espaço circundante, a harmonia entre os componentes, a paleta de cores, a combinação elegante de materiais.

Ao se aproximar um pouco mais, o que impressiona é o convite acolhedor ao toque das mãos e do corpo, a generosidade das linhas que anunciam o conforto. Se chegar mais perto ainda, verá a engenharia dos acabamentos. São detalhes construtivos perfeitos, numa equação desafiadora em que a espessura de cada componente sustenta o máximo de peso possível para manter sua forma esguia, preservando o máximo possível de leveza.

Jader Almeida nasceu em 1981 no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção.

Desde 2004 desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon.

Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, Santa Catarina.

Serviço:
Lançamento poltrona Celine, com a presença de Jader Almeida
Data: 3/10
Horário: 17h
Local: São Romão Móveis
Endereço: Rua São Romão, 88 – São Pedro
Informações: (31)3281-8117