Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Projeto “Santa Leitura” estará na Pampulha no próximo domingo

Ponto de encontro será ao lado da Igreja São Francisco de Assis
Por Redação Feira Cultural

No próximo domingo, dia 1º de outubro, a partir de 10h, o “Santa Leitura” estará ao lado da Igrejinha da Pampulha (Igreja São Francisco de Assis), na praça Dino Barbieri. Todos estão convidados a curtir um domingo agradável em um ambiente arborizado, democrático e muito bonito.

O evento de incentivo à leitura é chamado, carinhosamente, pelos moradores da região de “Santa Leitura no Bosque”, por causa das mangueiras existentes no espaço. O encontro tem livros para todas as idades, mas é na verdade um “Mundo de Literatura Infantil”, onde as crianças se sentem donas do projeto. Todos podem aproveitar uma variedade enorme de livros, além de contação de histórias com Eri Alves.

O projeto surgiu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga © Divulgação/Santa Leitura

“O projeto é recheado de amor e é uma forma de despertar o interesse pelos livros, pelo conhecimento e tem sido bem correspondido, a praça é visitada por pessoas do mundo todo, mas principalmente pelos belo-horizontinos”, destaca Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.

Sobre o projeto – O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos.

A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta Estella.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella levou o projeto para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura”, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella.

Hoje, em dias de “Santa Leitura”, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

Serviço:
Santa Leitura
Data: 1º/10 (domingo)
Horário: 10h
Local: próximo à Igrejinha da Pampulha
Entrada gratuita
Informações: (31)3425-7572 | facebook.com/LeituraNaPraca