Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Academia Mineira de Letras tem intensa programação cultural nesta semana

Espaço recebe programação associada ao Museomix, em parceria com o projeto “Vai Mundo”
Por Redação Feira Cultural

Entre os dias 02 e 5/10, a Academia Mineira de Letras receberá parte da programação do Museomix, dentro do projeto Vai Mundo, que está realizando diversos eventos artísticos no circuito da Praça da Liberdade.

No espaço, ficará exposta a mostra Retratos Inclusivos, da fotógrafa Kica de Castro. Kica tem uma coluna na Revista Digital Tendência Inclusiva. No final de junho, o veículo abriu inscrições para o Estado de Minas Gerais a fim de selecionar mulheres com características comuns na sociedade, mas, por algum motivo, se tornaram invisíveis e não são aceitas no universo da moda. Mulheres com deficiência, plus size e da terceira idade se inscreveram e participaram desse ensaio fotográfico que procura valorizar a diversidade feminina e quebrar paradigmas mostrando para a sociedade que pessoas podem ser belas mesmo não seguindo um padrão.

No dia 5/10, ocorre a Palestra: A história da deficiência e desafios da acessibilidade no mundo:

Palestra de abertura do projeto “Vai Mundo”, que trata do contexto histórico da deficiência e dos desafios relacionados ao tema nos dias de hoje. O evento terá como palestrantes referências nos temas educação inclusiva e acessibilidade: Mariana Rosa, jornalista e autora do blog e do livro “Diário da mãe Alice”, Laura Martins, cadeirante e autora do Cadeira Voadora, Michele Malab, escritora e colunista da Revista Tendência Inclusiva, e Marcos Fontoura, doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas, analista de transportes e trânsito da Diretoria de Planejamento da BHTrans, onde coordena o projeto “Acessibilidade para Todos”.

No mesmo dia acontece o Workshop para Jornalistas:

A palestra tem o objetivo de resignificar o conceito de deficiência e inclusão junto aos jornalistas, para que a cobertura do evento possa contribuir para no respeito e valorização das diferenças.  Contará com  a participação das jornalistas Mariana Silva, repórter e produtora da TV Rede Minas, Sônia Pessoa, professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Estudos Linguísticos (Fale/Poslin) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andreza Brito, produtora e repórter do Quadro Acessibilidade do Jornal Minas, e Mariana Rosa, autora do blog e do livro “Diário da mãe Alice”, embaixadora mineira da ONG Prematuridade e articuladora de grupos de apoio a mães e familiares de crianças com necessidades especiais de saúde.

Também na quinta-feira serão lançados os livros “Diário da Mãe de Alice” (Mariana Rosa) e “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo” (Michele Malab).

Sobre “Diário da Mãe de Alice”:

O livro convida as pessoas a olharem o mundo de modo único. Nascida com 29 semanas, 900 gramas e 31 cm, desde os primeiros dias de vida Alice inaugurou significados e reorganizou prioridades. Essas descobertas são relatadas por sua mãe em um diário de histórias capazes de mobilizar o que temos de melhor. Os relatos são sobre a Alice, mas falam muito ao leitor e incentivam reflexões sobre os desafios da vida de modo a distinguir as mais diversas experiências e pessoas.

Sobre “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo”:

Após ter seu primeiro filho Pedro, diagnosticado com Síndrome de Asperger (Autismo), Michele se deparou com um novo universo em sua vida. Com muitos erros e acertos, adquiriu um conhecimento amplo vivenciado pelas inúmeras tentativas acertadas e outras frustradas no único propósito de estimular o desenvolvimento do filho e inseri-lo a sociedade na qual vivemos. O livro recebe o nome da expressão ouvida por muitas pessoas que vivenciam o autismo, demonstrando que nesta síndrome nada é linear e que, muitas vezes, vai e vem com altos e baixos sempre exigindo a necessidade de recomeços e mudanças de trajeto.

Confira os horários dos eventos:

Segunda-Feira (2/10) a Quinta-Feira (5/10)

Exposição Retratos Inclusivos (Kica de Castro)

Mulheres diversas, com suas histórias, mostrando o quanto vivências e diferenças podem ser belas.

Local: Academia Mineira de Letras

Horário: 14h às 19h30

Realização: Projeto Vai Mundo

Quinta-Feira (5/10)

Workshop para Jornalistas

Palestra para ressignificar o conceito de deficiência e inclusão junto aos jornalistas.

Horário: 17h às 18h30

Local: Academia Mineira de Letras

Realização: Projeto Vai Mundo

Palestra: A história da deficiência e desafios da acessibilidade no mundo

A Palestra tratará do contexto histórico da deficiência e dos desafios relacionados ao tema nos dias de hoje.

Horário: 19h às 20h30

Local: Academia Mineira de Letras

Realização: Projeto Vai Mundo

Lançamento dos Livros: “Diário da Mãe de Alice” (Mariana Rosa) e “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo” (Michele Malab)

Horário: 20h30

Local: Academia Mineira de Letras

Realização: Projeto Vai Mundo

A Academia Mineira de Letras fica na Rua da Bahia, 1466, Lourdes – Belo Horizonte.

***

Foto de divulgação: Laura Martins por Marta Alencar