Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sempre um Papo recebe Lilia Moritz Schwarcz nesta quinta-feira

Autora lança o livro “Lima Barreto – Triste Visionário”
Por Redação Feira Cultural

A autora Lilia Moritz Schwarcz é a convidada da próxima edição do Sempre um Papo, que acontecerá nesta quinta-feira, 14/9, às 19h30 no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho – BH). A entrada é gratuita.

Na ocasião, Lilia lançará o livro “Lima Barreto – Triste Visionário”, que presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento.

O bate-papo será mediado por Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo, com a participação do professor e crítico literário Wander Miranda. O livro é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de Policarpo Quaresma – e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida. Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em Brasil: Uma biografia e As barbas do imperador com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária.